Apresentação da Proposta

Bom _____ <insert o momento do dia que você está lendo isso>,

Eeeeee apresentamos a nossa proposta!


Foi um dia de muito ensaio, muita leitura para não ter nenhum erro, muito trabalho mesmo. Foi o dia também que gravamos a nossa proposta e colocamos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ursQ0mVQWEw .

Ao final da apresentação, que foi bem vista pelos professores, recebemos um "gente, se já existe algo parecido e com código aberto, por que não contribuir com a plataforma Atados?"



Conversamos muito, na faculdade e durante a noite que se seguiu e tivemos uma ideia de mandar um e-mail para o Fabio, que é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma atualmente, torcendo para que ele aceitasse nossa colaboração, pudesse conversar melhor com todos nós (pois até então, apenas eu tinha conseguido ir na Atados, devido a ser a única a estar sem trabalhar e ter mais horários disponíveis). Felizmente, ele nos respondeu no dia seguinte (quinta-feira)! Segue abaixo, a troca de e-mails.


Em 1 de março de 2018 00:36, Tais Alemar <tais.alemar@gmail.com> escreveu:
E aí, Fábio, tudo bem?


Te entrego o exercício proposto até sexta-feira, certo?


Agora, preciso muito marcar uma reunião com você e quem mais seja responsável pela plataforma da Atados. Isso é possível?


Vou adiantar o assunto, que já conversei um pouco com o Bernardo, com a Cris, mas não tivemos muito contato, então não conversei com você também.


Em 2015, tive uma ideia com a minha namorada de desenvolver uma plataforma focada no auxílio à instituições que trabalhavam com crianças. A ideia era: montar uma plataforma (web e/ou mobile) de interação entre ONGs e voluntários. De uma maneira onde existissem 4 categorias de doação: financeira, de serviço, de tempo e de material. Pensamos, montamos uma ideia, mas não conseguimos tirar ela do papel.


Esse é o meu último semestre e decidi em colocar essa ideia em prática no meu TCC (que é em equipe, sou eu e 4 marmanjos). Durante as apresentações das propostas, semana passada, meus professores adoraram a ideia, mas pediram para expandir para todos os públicos, não apenas para crianças. Aceitamos. Eles pediram, também, para entrarmos em contato com organizações que já oferecem um serviço parecido, que no caso são vocês, com voluntários e ONGs.


Visitei vocês, conversei, entendi como vocês funcionam, conversei com o projeto kombosa solidaria, com a Cris, o Bernardo... Enfim, peguei todas as informações que eu precisava e fizemos a nossa apresentação de proposta final de projeto.


Ao final da apresentação, recebemos um: por que vocês querem fazer uma coisa que já existe, tirando a parte de doação de material? Se o código deles é aberto, por que vocês não podem trabalhar junto com eles e construir uma plataforma diferente?
Ele sugeriu que utilizemos o código de vocês e criássemos módulos de doação de material, um possível chat e o que mais eles sugerirem...



E é por isso que queremos muito conversar com vocês novamente. Saber como podemos ajudar vocês e como vocês podem colaborar com a gente. Claro, vocês não precisam utilizar o que a gente quer desenvolver, mas será que podemos trabalhar juntos?


Podemos marcar uma reunião ainda essa semana ou na próxima? Assim vocês podem conhecer toda a minha equipe, eles tirarem dúvidas sobre algumas coisas que estamos com problemas de entender no git.


Você está disponível em algum dia a noite (Todo mundo trabalha o dia todo)? Amanhã e sexta eu não estarei em São Paulo, pois preciso resolver uns assuntos de família, mas se você puder vai ser excelente, pois os meninos podem ir na Atados, conversar, tirar dúvidas e já podemos começar a trabalhar imediatamente. O que você acha?


Qualquer dúvida estou a disposição.


Muito obrigada,


Tais




Sent from my iPhone



E a resposta do Fábio: 


Bom dia, Tais, tudo bem sim e contigo?

Gostei muito do projeto de vocês e fico bem feliz que vocês queiram fazer esse projeto junto da gente. Um dos nossos desejos é justamente trazer a comunidade de desenvolvimento para perto do nosso código, apesar do nosso código ser aberto não recebemos contribuições de fora, mas isso acontece muito por desorganização nossa mesmo, temos que especificar melhor como podem nos ajudar e tal. Portanto vejo esse projeto de vocês como um passo nessa direção e podem contar com a minha ajuda para o que precisarem.

Gostaria que vocês me explicassem nessa reunião o projeto de maneira mais detalhada para entender como nossos módulos podem ajudar vocês. Nosso github está um pouco confuso então vou tentar explicar por aqui para que vocês consigam iniciar os testes. O nosso código de back-end atual está no projeto Open Volunteering Plataform(https://github.com/OpenVolunteeringPlatform), código esse que somos responsáveis pela manutenção e desenvolvimento, temos todos os módulos separados como você pode ver, porém, esses módulos separados não tem recebido mais tantas atualizações, vamos descontinuar daqui um tempo, o nosso repositório atual que recebe atualizações é esse aqui https://github.com/OpenVolunteeringPlatform/django-open-volunteering-platform.

Para rodar o projeto vocês terão que clonar esse repositório, criar um ambiente de virtualização, recomendo o vitualenvwrapper porque é o que utilizamos aqui e funciona bem, entrar na pasta do repositório e instalar as dependências com o comando `pip install -r requirements.txt`. Feito isso vocês rodarão os comandos `git submodule init` e `git submodule update` nessa ordem. Após isso é só executar o comando `./api/manage.py runserver` que vocês já terão o servidor rodando.

Caso vocês queiram utilizar os módulos separados podemos conversar depois e eu explico, mas recomendo fortemente que utilizem esse, mesmo que ele tenha módulos a mais, pois é o que recebe mais atualizações.

Não sei se é o que vocês precisam para o projeto, mas caso queiram dar uma olhada no nosso client também ele se encontra nesse link https://github.com/atados/new-client, o client é feito com React, posso explicar melhor depois como utiliza-lo. 

Tenho mais um monte de coisas para explicar na realidade, acho legal marcarmos essa conversa mesmo. Infelizmente hoje e amanhã não poderei também, mas podemos marcar na segunda. Pode ser as 18:00 ou 19:00, esses horários ficam bom para vocês? Enquanto isso vocês podem tirar dúvidas por email e espero que a explicação já ajude vocês no começo, mas qualquer dúvida só falar.

Ah, quanto ao exercício sem problema, ficamos no aguardo.

Abraços!

#Tais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laravel + Laradock - TUTORIAL

LaTex, como a Squadra utilizou.

14ª semana!